Saltar para conteúdo

Intervenções

2018-12-13 às 17h03

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na abertura do ano letivo do Instituto Universitário Militar

«Esta é a primeira oportunidade que tenho, enquanto Ministro da Defesa Nacional, de visitar o Instituto Universitário Militar e é com grande satisfação que me associo à abertura solene deste ano académico, num local onde passei várias semanas do meu serviço militar, naquela altura com a incumbência de traduzir de inglês para português partes de um manual de cavalaria. 

Tendo em conta a expressão italiana, Traduttore, traditore, ou seja, quem traduz trai, portanto resta-me esperar que o trabalho efetuado naquela altura não tenha induzido em erro os nossos oficiais de cavalaria a quem esse trabalho foi passado para efeitos operacionais.

Mas virando agora para o presente, esta cerimónia permite-me realçar a importância inequívoca que a qualificação superior na área das ciências militares tem, para o Ministério da Defesa Nacional. O Instituto Universitário Militar cumpre uma função essencial no desenvolvimento de uma formação de excelência na área da defesa, o que por sua vez representa um contributo fundamental para que as nossas Forças Armadas possam ter a qualidade que queremos que elas tenham.»

Leia a intervenção na íntegra.