Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2017-12-01 às 20h12

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional no Dia da Restauração da Independência

«Celebramos hoje mais um aniversário da Restauração da Independência de Portugal.

Em 1640, depois de seis décadas de interregno, alguns tomaram em mãos o nosso destino coletivo – ou, talvez melhor, a recuperação do nosso destino coletivo. Foram heroicos, sabiam que arriscavam muito, sabiam que podiam arriscar tudo. Foram determinados. E fizeram aquela que foi a nossa segunda refundação, quase meio milénio depois da primeira.

Curiosamente, e nem que fosse por oposição, era, por ventura, mais fácil – mais simples – intuir o que fosse a independência, como corolário da soberania e como antecâmara imediata da estadualidade. Ninguém, creio, questionava a identidade dos portugueses como nação. Mas, mais do que nação, os 40 conjurados sonhavam em que voltássemos a ser um povo – como especial qualificação que só vem com a estadualidade.

Porque povo, nesse conceito mais rico, cumpre-se em virtude dessa realização da liberdade. Incorpora, por causa dessa liberdade realizada e concreta, aquilo que o ser nação representa. Mas acrescenta-lhe a relação clara e inquestionada com um espaço próprio (a que chamamos território) e a uma muito peculiar forma de poder, que de todas se distingue, pelo caráter único, exclusivo e excludente: a soberania.»

Leia a intervenção em anexo