Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-05-26 às 19h26

Intervenção da Secretária de Estado da Defesa Nacional por ocasião da despedida de militares Resolute Support Mission – Afeganistão

«Esta cerimónia marca a partida de mais um contingente português, composto por cada um de vós, para mais uma exigente missão no Afeganistão, lado a lado com os nossos parceiros da Aliança Atlântica.
 
É, por isso, com profundo sentido de dever e responsabilidade que estou aqui, neste momento, para afirmar que Portugal reconhece o vosso esforço e o vosso sacrifício e acompanha diariamente, não só o vosso prévio empenhamento mas agora a vossa exigente missão.
  
A presença de Portugal no Afeganistão é longa, primeiro na ISAF e agora no âmbito da Resolute Support Mission. A manutenção do nosso compromisso, desde logo, com o povo afegão assenta na constatação de que ainda não existe uma solução política sustentável, que permita a saída das forças internacionais neste momento. 

Temos todos de nos envolver de forma mais eficiente no processo político que permita a construção de uma paz sustentável, mas sem esse esforço, não será possível alcançar o sucesso.»

Leia a intervenção na íntegra