Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-09-19 às 11h01

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura no III Fórum de Jardins Históricos

«Quero começar por saudar e felicitar a escolha de Portugal e da Associação Portuguesa de Jardins Históricos para acolher e coorganizar o III Fórum de Jardins Históricos, sobre o tema da "Manutenção e Gestão dos Jardins Históricos para uma Nova Era".

O nosso país é, de norte a sul, do interior ao litoral, pleno de paisagens históricas e marcantes, mas esta paisagem que nos rodeia, a da Vila de Sintra, foi a primeira paisagem cultural na Europa distinguida pela UNESCO em 1995 e, por isso, é um lugar mais do que apropriado para o debate e troca de ideias, certamente, profícuos dos dias que se seguem.

Deixo, por isso, uma nota de apreço à Parques de Sintra pelo trabalho desenvolvido em prol deste património e da sua preservação e dinamização, de que o apoio a este fórum é, também, exemplo. Desde a sua criação, a Parques de Sintra tem desempenhado um papel central na cultura portuguesa, com a gestão de um dos patrimónios naturais e arquitetónicos mais significativos e reconhecíveis de Portugal, integrando, como o Ministério da Cultura, esta missão basilar de tornar o património visível, visitável e à fruição de todos. »

Leia a intervenção na íntegra

Tags: património