Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na inauguração da exposição «A Europa começa aqui! Marca do património europeu» - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-12-04 às 19h07

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na inauguração da exposição «A Europa começa aqui! Marca do património europeu»

«Trazer aqui esta exposição fotográfica da Marca do Património Europeu é uma circunstância particularmente feliz, já que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo representa, em grande medida, aquilo a que podemos chamar uma memória de Portugal.

A estrutura moderna que nos acolhe carrega uma história que em muito a precede, tendo sido, desde 1378 até hoje, o mais significativo arquivo do património documental português e, também, a casa de alguns dos mais notáveis homens da nossa cultura, como Fernão Lopes ou Damião de Goes.

Esta exposição permite-nos também associar a Marca do Património Europeu ao primeiro Ano Europeu do Património Cultural, cuja missão
fundamental procura celebrar todas as formas de criatividade humana associadas à construção de uma identidade cultural comum europeia, marcada pela abertura à diversidade e ao diálogo.»

Leia o discurso na íntegra.