Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-12-18 às 19h38

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na entrega do prémio literário Nortear

Um prémio literário é sempre mais do que um reconhecimento individual, ele é também um incentivo ao diálogo em redor de uma obra ou de um autor e, melhor ainda, um incentivo à escrita e à leitura.
 
A leitura é o rio da escrita, o caminho que nos transporta do texto escrito para o texto lido, seja na íntima solidão inviolável da nossa cabeça, seja na transformação da palavra em voz.  

O prémio, como um livro, tem no seu horizonte a possibilidade feliz de uma comunidade de leitores. O Prémio Nortear, assente numa estreita colaboração entre o Ministério da Cultura, através da Direção Regional de Cultura do Norte, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e a Consellería de Cultura y Turismo da Xunta de Galicia, é uma forma de reconhecermos aquilo que une Portugal à Galiza e, de assim, nos estabelecermos como uma comunidade, fruto de um diálogo entre as nossas culturas, capaz de potenciar o valor deste património comum, porque o que em cultura dizemos uns aos outros não reconhece, nem deve reconhecer nunca fronteiras. 

Leia a intervenção na íntegra