Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na Doação ao Estado do espólio do escultor João Cutileiro - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-12-19 às 16h39

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na Doação ao Estado do espólio do escultor João Cutileiro

«Não posso deixar de manifestar, desde já, a minha enorme satisfação pelo momento que hoje assinalamos.

A concretização da doação de parte do espólio do escultor João Cutileiro ao Estado Português foi, desde o primeiro momento, uma das nossas prioridades.

E, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, de muita persistência, colaboração e empenho, conseguimos hoje anunciar publicamente a doação de parte do trabalho de um dos nomes maiores das artes plásticas em Portugal. Por todo este trabalho e empenho, quero hoje publicamente (é mais forte a construção pela positiva) agradecer à Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

João Cutileiro é um artista central da escultura contemporânea e, graças à vontade em doar ao Estado a sua casa e atelier, em Évora, e parte do seu arquivo pessoal, temos a extraordinária oportunidade de aprofundar o entendimento do seu papel preponderante nas artes plásticas, mas também de colocar as coleções disponíveis à fruição pública, em contextos criativos e educativos.»

Leia a intervenção na íntegra
Tags:
arte