Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-03-01 às 18h48

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na cerimónia de inauguração da renovação do Batistério da Sé Catedral de Braga

«Num mundo repleto de estímulos, global e móvel, o Património é um elemento central da nossa identidade e memória social. Preservá-lo, dotá-lo de novos meios e aproximá-lo dos cidadãos é, por isso, fundamental.

Não tenho dúvidas de que uma estratégia de desenvolvimento local assente na promoção do Património Cultural torna o território mais competitivo, atrativo e inovador. A cultura reduz assimetrias, desfaz centralismos e, por isso, faz parte da nossa estratégia estimular novos focos de atração, em todo o território.

Mas este caminho não se trilha sem parcerias. A inauguração de hoje é o exemplo de como uma colaboração alargada permite qualificar e promover os nossos monumentos.

A Sé Catedral de Braga é uma montra viva da arte portuguesa desde o início da nacionalidade. A primeira catedral e a mais antiga do país beneficiou, agora, desta colaboração entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa que, em 2009, assinaram um acordo para criar a "Operação Rota das Catedrais".»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.