Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-05-07 às 17h12

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na Cerimónia de entrega de pintura da coleção Aga Khan ao Museu Nacional Soares dos Reis

«É um prazer poder, com esta cerimónia, assinalar a doação pelo Imamat Ismaili da obra 'Apresentação da Virgem no Templo' do pintor Bento Coelho da Silveira ao Estado português, que passa a fazer parte do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis, bem como a das obras do mesmo autor que já foram entregues ao Museu Nacional de Arte Antiga.

Gostava, por isso, de aproveitar esta oportunidade para realçar dois aspetos que me parecem fundamentais sobre a colaboração que tornou estas entregas possíveis.

Com estas pinturas ficam enriquecidas as coleções de dois Museus Nacionais, possibilitando novas narrativas, representativas da nossa história e de uma atitude estética que lhe correspondeu. Bento Coelho da Silveira, seja pelas técnicas inovadoras que aplicou à sua época, seja pelo seu cargo de pintor régio de D. Pedro II, sucedendo a Domingos Vieira, faz parte da história da pintura portuguesa. Faz, por isso, todo o sentido recebemo-lo num dos mais históricos museus nacionais, o primeiro museu "público" de arte português, que, ainda enquanto Museu Portuense, veio premiar com arte e cultura a heróica resistência da população desta cidade durante o cerco de 1832-1833.»

Leia a intervenção na íntegra

Tags: museus, pintura