Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-12-04 às 14h57

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na apresentação da 2. º edição das residências artísticas

«Em 2019, mais de 400 crianças vão participar nas Residências Artísticas nas Escolas, quatro vezes mais do que no ano passado. Pela primeira vez, esta iniciativa envolve sete entidades culturais de referência e é nossa expetativa que este número possa aumentar nas próximas edições.

Além da Orquestra Sinfónica Portuguesa – que desde a primeira hora aderiu ao projeto - os alunos de 19 municípios de todo país terão aulas com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João, a Casa da Música ou a Orquestra Clássica do Sul.

Dois anos depois de termos iniciado esta parceria com o Ministério da Educação conseguimos chegar a mais escolas e a mais alunos e chamar mais artistas a este projeto. 

Uma sociedade justa e inclusiva não se constrói sem Cultura. É no cruzamento entre Cultura e Educação que se promove a criatividade e o pensamento livre e, mais do que tudo, que se permite às crianças e aos jovens olharem para si mesmos e descobrirem a imprevisível aventura da vida.»

Leia o discurso na íntegra