Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-07-11 às 18h03

Intervenção da Ministra da Saúde no encerramento da apresentação do Relatório de Primavera 2019: Saúde – um direito humano

A criação do Observatório Português dos Sistemas de Saúde e a publicação do primeiro relatório da Primavera, em 2001, marcaram o início de uma nova época nas políticas da saúde, uma época em que se assumiu que (e cito): "aos principais atores do sistema de saúde [é necessária] uma referência comum, rigorosa e independente, que [facilite] a comunicação e a concertação necessárias para promover políticas de saúde mais efetivas e o posicionamento de cada um face (…) ao sistema de saúde".

Desde então, anualmente, a publicação do relatório de Primavera relembra-nos que o escrutínio independente das políticas de saúde é fundamental a um sistema de saúde democrático e, sobretudo, mais efetivo.

O relatório de Primavera de 2019 elege o tema do direito à saúde, em linha com aquele que foi, também, o mote do Dia Mundial da Saúde deste ano.

O direito à saúde só pode ser efetivado através da cobertura universal em saúde, essencial ao desenvolvimento económico e social de qualquer país.

Leia a intervenção na íntegra
Tags: saúde