Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-11-26 às 10h40

Intervenção da Ministra da Saúde no 80. º aniversário da Ordem dos Médicos

Começo por felicitar os novos médicos aqui presentes, os seus familiares e todos os recém-licenciados em Medicina do nosso país que, por estes dias, prestaram o juramento de Hipócrates.

Este é um momento especial nas vossas vidas. Marca a transição entre o fim de um longo e exigente percurso escolar e académico e a entrada no exercício profissional. Recorda que a profissão médica tem uma tradição longa e que é importante continuar a enobrecê-la. Confere um sentimento de orgulho, mas também de responsabilidade. Afirma o vosso compromisso de exercício da medicina de uma forma ética e justa.

O designado Juramento de Hipócrates, que acabaram de professar, é um dos mais conhecidos textos médicos gregos, escrito numa altura em que a medicina se expandia além das primeiras famílias de médicos hipocráticos e era necessária uma ética comum. Dele se desconhece com exatidão a data ou a autoria e alguns continuam a afirmar que ele se encontra ultrapassado; contudo, o Juramento de Hipócrates permanece relevante. 

Embora tenha sofrido várias revisões ao longo dos séculos, há nele um aspeto que se mantém constante desde a sua redação original e que gostaria de destacar, enquanto responsável pelo Ministério que, a partir desta data, vos irá acolher.

Leia o discurso na íntegra,