Saltar para conteúdo

Intervenções

2019-03-21 às 17h24

Intervenção da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa no Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial

A 26 de abril de 2018 a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a consagração do dia 21 de março como o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

Com este gesto, Portugal passou a estar associado ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído em 1969 pela ONU, em memória das vítimas de repressão policial de uma manifestação pacífica contra o regime do apartheid, no bairro negro de Sharpeville, na África do Sul, a 21 de março de 1960.

Assinalar este dia constitui um passo particularmente relevante nos tempos que estamos a atravessar, tempos complexos e sombrios onde os sinais da intolerância, do fechamento e da xenofobia têm vindo a ganhar terreno em diferentes pontos do globo.

É contra esses sinais que temos de continuar a dar prioridade à luta contra todas as formas de desigualdade e discriminação, impondo uma visão que promova a diversidade como fator de inovação e desenvolvimento e garanta a todos uma plena cidadania e igualdade de direitos.
Tags: igualdade