Intervenção da Ministra da Cultura na inauguração da exposição «A Rota Marítima da Seda - Museu da Cidade Proibida» - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-12-03 às 18h45

Intervenção da Ministra da Cultura na inauguração da exposição «A Rota Marítima da Seda - Museu da Cidade Proibida»

«É impossível subestimar o contributo da Rota da Seda para o contacto entre Oriente e Ocidente. 

Talvez bem mais importante do que mercadorias que transportavam, as caravanas e as embarcações ligaram culturalmente a Ásia à Europa, transportando com elas idiomas, ciência e tecnologia, costumes, religiões e, claro, arte. A maior rota de comércio do mundo antigo foi também o maior entreposto cultural, ligando o que a geografia e as distâncias separavam. 

É essa uma das missões fundamentais da cultura, ligar pessoas e povos na partilha de diferenças e semelhanças, ligar passado e presente como forma de melhor construir o futuro. É isto que aqui se celebra, um futuro como forma de honrar um passado de partilha e de contacto cultural. 

Em 2019, serão celebrados os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a China, um marco histórico na longa relação entre os dois países. Celebraremos, também, os 20 anos da retrocessão de Macau, facto que nos orgulha.»

Leia o discurso na íntegra
Tags:
cultura, China