Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-02-19 às 15h18

Intervenção da Ministra da Cultura na abertura do festival Correntes d’Escritas 2019

«É uma honra, enquanto Ministra da Cultura, poder deixar aqui – e hoje – o meu testemunho no Correntes d’Escritas, quando este encontro de escritores de expressão ibérica comemora a sua vigésima edição.

Uma primeira palavra de reconhecimento, por isso, para o significado desse encontro, que encerra uma partilha de ideias e de iniciativas entre as duas línguas irmãs e as suas múltiplas culturas. 

A comunicação entre as diversas expressões de origem ibérica é da maior relevância e expõe todo o património que nos é comum. Mas realça também o que é próprio de cada uma das nossas culturas, o que cada uma procura. Cultura é identidade, mas é também permitir o silêncio para que seja possível ouvir o outro, dar voz à diferença. No diálogo constroem-se pontes, mas vincam-se também diversidades. Desde a sua génese, o Correntes d’Escritas tem dado voz à imensa diversidade das culturas que partilham as línguas ibéricas, bem como as diferentes condições que cada uma contém, ultrapassando as fronteiras da geografia, dos idiomas, das condições socioeconómicas e dos géneros.»

Leia a intervenção na íntegra.