Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-10-30 às 15h57

Discurso da Ministra da Cultura do debate da proposta de Orçamento do Estado para 2019

A medida de sucesso de uma sociedade funda-se, em grande parte, na cultura, sem a qual qualquer projeto político fica incompleto. Neste sentido, o investimento na cultura e na criação artística, por cujo reforço nos temos pautado, é uma oferta para o futuro.

Nos últimos três anos, este governo desenvolveu uma estratégia integrada para a cultura, afirmando a cultura enquanto fator de desenvolvimento social, das comunidades, dos públicos e dos agentes culturais.

A Cultura entendida não apenas como o que acontece no Ministério da Cultura, por cujo regresso somos responsáveis, mas como área governativa em diálogo com a Educação e a Ciência, com a Inovação e a Economia e que se projeta para além das fronteiras do Palácio da Ajuda, para todo o território nacional, para a Europa e para o Mundo.

Integrar e articular Cultura, Inovação e Educação é fundamental, não apenas – e já seria muito – para construir uma sociedade mais coesa, mas
também para dar resposta às práticas culturais modernas, aos desafios futuros da formação e da capacitação das novas gerações, no apoio e promoção dos agentes culturais, na interligação das nossas comunidades e das suas gentes, na defesa do nosso património e na sua sustentabilidade.

É uma abordagem focada na diversificação da produção e do de acesso à cultura e dos seus públicos. Que lê os sinais transformadores de uma sociedade que não contemporiza com métodos desajustados aos desafios da criatividade e da inovação. Que reconhece que a cultura tem impactos sociais e económicos que não se esgotam na sua fruição, são a base de uma sociedade moderna.

Leia a intervenção na íntegra