Artigo de opinião do Ministro dos Negócios Estrangeiros intitulado «Portugal em pleno nas Nações Unidas» - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-10-03 às 16h33

Artigo de opinião do Ministro dos Negócios Estrangeiros intitulado «Portugal em pleno nas Nações Unidas»

«O primeiro encontro à margem do debate geral da sessão deste ano da Assembleia das Nações Unidas teve como tema a luta contra a droga. Quando tomou a palavra, o Secretário-Geral António Guterres explicou como, quando era primeiro-ministro de Portugal, tinha alterado radicalmente essa luta, passando a abordar a toxicodependência como um problema de saúde pública. Elencou também os resultados verificados, seja na redução do consumo e riscos associados, seja no combate ao tráfico; e sublinhou que Portugal se havia tornado um exemplo internacional de boas práticas.

As sucessivas intervenções que o nosso país protagonizou ao longo da última semana em Nova Iorque obedeceram a este padrão: afirmar o compromisso firme com a ação coletiva indispensável para tratar das grandes questões do nosso tempo; e mostrar como as coisas que fazemos podem servir de inspiração para os demais – não para copiarem, mas para terem em conta no desenho das suas próprias estratégias. Foi isto que aconteceu nos dois eventos à margem da Assembleia-Geral que Portugal coorganizou: em favor da realização do direito à educação dos jovens refugiados; e da luta contra a obesidade infantil. E foi também o que aconteceu nos restantes eventos em que participámos, sobre a preservação e governação dos oceanos, a agenda do clima, as migrações, as operações de paz, a eliminação da pena de morte, a ação contra a tuberculose ou a agricultura familiar.»

Leia o artigo de opinião na íntegra em anexo.