Artigo de opinião do Ministro dos Negócios Estrangeiros intitulado «Portugal e Angola, uma parceria estratégica de futuro» - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-09-22 às 16h37

Artigo de opinião do Ministro dos Negócios Estrangeiros intitulado «Portugal e Angola, uma parceria estratégica de futuro»

«É evidente que Portugal e Angola estão ligados pela história. Ninguém o nega. Durante muito tempo, no colonialismo, uma história dolorosa, que a opressão colonial é uma terrível violação da dignidade das pessoas e dos povos. Entre 1961 e 1974, a Guerra Colonial levou a violência ao extremo. Mas ela foi também a Guerra de Libertação do povo angolano e esteve diretamente associada à libertação dos portugueses face à ditadura do Estado Novo.

Ninguém deve esquecer este passado – e as marcas que deixou e perduram. Mas também não deve esquecer que ele é passado.

Quando Angola foi palco de uma longa guerra civil, e vítima dos conflitos por procuração entre as superpotências da Guerra Fria, Portugal soube ser solidário e apoiar os esforços de paz e reconciliação. No século XXI, liberto finalmente da opressão colonial e da luta fratricida, o grande país africano pôde dedicar-se à reconstrução e Portugal perfilou-se como parceiro óbvio de desenvolvimento.»

Leia o artigo de opinião na íntegra em anexo.