Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2017-11-17 às 13h08

Intervenção da Ministra da Justiça na abertura do XII Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura

«Inicia-se hoje o XII Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura.

É com muito gosto que participo neste encontro, pela terceira vez, ainda que em condições institucionais diferentes.

E associo o gosto de aqui estar não apenas à qualidade da instituição anfitriã e ao tema central do encontro, mas também ao local escolhido: Tavira, historicamente um espaço de encontro e de mistura de povos, de culturas, de mundos que ciclicamente se encontram, em busca de novos equilíbrios.

Serão dois dias de intensa reflexão sobre temas de atualidade, tendo referencial um mote que convoca uma grande intensidade reflexiva: desafios para poder judicial no século XXI.

Este Conselho tem assumido um papel liderante na reflexão sobre temas centrais da vida judiciária e da justiça estadual.

Felicito o Conselho pela capacidade de manter vivo este espaço de reflexão e diálogo e pelo modelo inclusivo da organização.

Saúdo o Conselho pela renovação do critério do princípio de descentralização que tem elegido para os seus encontros anuais – num simbolismo que aproxima a justiça das diferentes comunidades de cidadãos, preocupação partilhada pelo Governo e que inspirou e modelou a alteração introduzida ao mapa judiciário em 2016.»

Leia a intervenção em anexo
Tags: justiça