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2019-02-22 às 11h23

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: principais marcos e resultados um ano após a avaliação da OCDE

Documento de enquadramento da sessão «Ciência, inovação e ensino superior em Portugal: Um ano depois da avaliação pela OCDE»

Em fevereiro de 2018 a OCDE apresentou os resultados da avaliação aos sistemas de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior português no período 2016/2017 e um conjunto de recomendações às quais se seguiu um período de discussão pública.

Após esta discussão, foram adotadas diversas iniciativas legislativas e programáticas no sentido de estimular a relação entre investigação e ensino, fomentar a internacionalização do conhecimento e a sua diversificação, aumentar a qualidade e a estabilidade do emprego científico para doutorados, simplificar o desenvolvimento da atividade das instituições científicas e tecnológicas e alargar a base social de recrutamento para o ensino superior.

Na sessão, investigadores, docentes e representantes do tecido empresarial debatem o trajeto em curso no sentido de melhor integrar os resultados da avaliação desenvolvida pela OCDE e continuar a garantir a otimização gradual e sistemática dos sistemas de ciência, tecnologia e ensino superior.