Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-01-23 às 14h27

Xylella fastidiosa: Ministro da Agricultura em Espanha para articular medidas

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participou numa reunião bilateral com o seu homólogo espanhol, Luis Planas Puchades, em Mérida, cuja agenda de trabalhos se centrou em dois temas: a defesa da fitossanidade e a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

Relativamente às questões da fitossanidade, a principal preocupação dos Ministros é a bactéria Xylella fastidiosa, cuja presença foi recentemente detetada em plantas de lavanda em Portugal. Portugal tem já em curso o Plano de Contingência Nacional, cujo objetivo é o controlo e erradicação da bactéria, sendo que em Espanha, desde há alguns meses vêm sendo detetados alguns focos nas baleares, na região de Madrid e na região de Alicante da doença ao longo. O Ministro Capoulas Santos defendeu a necessidade de uma articular a estratégia de prevenção e de combate à propagação da doença, por forma a limitar ao máximo, e se possível eliminar, as possibilidades de contágio. 

Quanto à Reforma da PAC, os Ministros defendem objetivos comuns, integrados num grupo do cerca de 20 Estados-Membros, que se manifestaram frontalmente contra a redução do Orçamento da PAC. O Governo português pretende manter os níveis de apoio comunitário aos agricultores. No que diz respeito ao I Pilar da PAC (pagamentos diretos), a proposta da Comissão Europeia já acomodou a pretensão do Governo. Relativamente ao II Pilar (desenvolvimento rural), em que Portugal quer manter a taxa de co-financiamento e o envelope financeiro, prosseguem as negociações.

O Ministro da Agricultura participou igualmente na Cerimónia de Inauguração da XXXI edição da Feira Internacional AGROEXPO, a convite do seu homólogo espanhol, em Badajoz. A feira começa hoje e prolonga-se até dia 26 de janeiro, contando com a presença de mais de 250 expositores, entre os quais se encontram representadas várias empresas portuguesas. 
Tags: Espanha