O Ministério da Justiça informa que, em resultado da greve convocada para os dias 30 e 31 de julho e 1, 2 e 3 de agosto, algumas valências disponibilizadas nas conservatórias e/ou Lojas do Cidadão poderão ser afetadas.
Os cidadãos podem agendar o dia e hora mais convenientes para o pedido de Cartão de Cidadão e Passaporte em
agendamento.irn.mj.pt, pelo email
agendamento@irn.mj.pt ou através do telefone 211 950 500. Mais se informa que os atendimentos agendados que não se realizaram estão a ser reagendados.
Recorda-se que, complementarmente ao atendimento presencial, o cidadão pode recorrer aos serviços online, quer através do Portal de Cidadão, quer através da plataforma
justica.gov.pt., onde se disponibilizam serviços como o pedido de 2ª via do Cartão de Cidadão (necessário em caso de perda ou roubo), a renovação para maiores de 60 anos ou a alteração da morada, pedidos de certidões e atos de registo civil, predial, comercial ou automóvel.
O Ministério da Justiça tem procurado manter um clima de abertura e diálogo com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores do setor, em virtude do qual foi possível introduzir alterações ao projeto inicial de revisão de carreiras, acolhendo algumas das suas principais pretensões num processo que se arrastava há 39 anos.