Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-11-27 às 18h31

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita o primeiro povoado português no Brasil e participa em homenagem póstuma ao Comendador Arménio Mendes

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, José Luís Carneiro, visitará o Brasil entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro onde contactará, pela primeira vez, com as comunidades portuguesas e luso-descendentes de Porto Alegre, Pelotas, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.

O Governante irá visitar, igualmente, a cidade de Santos, onde terá a oportunidade de deslocar-se a S. Vicente, o primeiro povoado fundado pelos portugueses no Brasil em 1532.

Em Santos, José Luís Carneiro participará na inauguração do Teatro Comendador Arménio Mendes, onde terá lugar uma homenagem póstuma àquele empresário falecido no passado mês de outubro. Natural do concelho de Ansião, distrito de Leiria, Arménio Mendes emigrou para o Brasil em 1963 e tornou-se um dos maiores empresários do país, com atividade nos sectores do imobiliário, turismo, construção civil, sendo apelidado de "pai" da baixada Santista. Era, desde 2008, Cônsul Honorário de Portugal em Santos.

Leia o comunicado completo em anexo.