Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-10-27 às 10h40

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita a Venezuela

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, realizará, entre os dias 28 e 30 de outubro, a sua terceira visita à Venezuela. A deslocação insere-se no Roteiro Social que está a ser desenvolvido pelos serviços consulares, percorrendo todos os Estados do país.
Este Roteiro, desdobrado em sucessivas "permanências sociais", visa proporcionar o levantamento das condições de vida dos cidadãos portugueses residentes nas localidades mais afastadas das cidades onde se situam os postos consulares de Portugal naquele país, situados em Caracas e Valência.

O objetivo é aproximar os serviços consulares da comunidade portuguesa, que muitas vezes se vê impossibilitada de se deslocar àqueles serviços para tratar da sua documentação, e, também, identificar situações de carência social para as quais devam ser canalizados os necessários apoios socioeconómicos.

Nesta viagem, José Luís Carneiro visitará a capital, Caracas, e a cidade de Maracaíbo, situada no estado de Zulia, na fronteira com a Colômbia.
Do programa da visita constam reuniões com a Comunidade Portuguesa nas duas cidades e visitas a organizações com fins sociais.

Haverá ainda reuniões de trabalho com os Cônsules-Gerais e Honorários, com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas de Caracas e de Valência, e com o coordenador do Ensino da Língua Portuguesa na Venezuela.

O número total de inscrições consulares na Venezuela ascende a 183.468. Uma grande parte da Comunidade Portuguesa possui, simultaneamente, a nacionalidade venezuelana, não sendo, por isso, contabilizada como cidadãos estrangeiros.

O cálculo de cerca de meio milhão de portugueses que vivem na Venezuela inclui os lusodescendentes. Os portugueses são maioritariamente originários da Região Autónoma da Madeira (cerca de 80%).

Leia o comunicado completo em anexo.