Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-12-11 às 9h36

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação participa no Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representa Portugal no Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia, que terá lugar hoje em Bruxelas.

A reunião inicia-se com uma sessão conjunta entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros e os Ministros do Desenvolvimento da UE, durante a qual será feito o seguimento dos resultados da recente Cimeira União Europeia-União Africana (Abidjan, 29 e 30 de novembro de 2017) e um ponto de situação sobre o futuro das relações entre a UE e os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) no quadro pós-Cotonou.

Os trabalhos prosseguem apenas com a presença dos Ministros do Desenvolvimento para discutir a atualização da Estratégia da UE em matéria de "Ajuda ao Comércio", à luz do Novo Consenso Europeu para o Desenvolvimento e da Agenda 2030. Esta reflexão tem lugar dez anos após a adoção da Estratégia e visa melhorar os instrumentos europeus de apoio dos esforços dos países parceiros para desenvolverem as suas capacidades comerciais, alavancas do crescimento e da redução da pobreza.

Será igualmente feito um ponto de situação sobre a operacionalização do nexo ajuda humanitária-desenvolvimento em seis países-piloto afetados por crises estruturais (Chade; Nigéria; Sudão; Uganda; Iraque; e Mianmar). Este exercício, que envolve os Estados Membros da UE e países parceiros, pretende contribuir para a resiliência dos Estados a longo-prazo, diminuindo a eventual necessidade da ação humanitária e de emergência.