Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-28 às 15h16

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação participa na conferência internacional de doadores para a reconstrução pós ciclone em Moçambique

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participará nos dias 31 de maio a 1 de junho, na cidade da Beira, na Conferência Internacional de Doadores para apoiar Moçambique na reconstrução após a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

Em resposta imediata aos efeitos do ciclone Idai, Portugal mobilizou um significativo volume de ajuda humanitária pública e privada, para apoiar as populações afetadas em Moçambique. Esta ajuda de emergência será agora complementada com o necessário apoio à reconstrução das infraestruturas essenciais e à recuperação da atividade socioeconómica nas zonas do Centro e Norte do país afetadas pelos ciclones.

Portugal manifestará assim nesta Conferência de Doadores a sua disponibilidade para apoiar Moçambique nas prioridades de reconstrução que forem identificadas para as zonas afetadas, em concertação com os restantes parceiros e doadores internacionais, tendo o Governo de Moçambique estimado que as necessidades de reconstrução ascendam aos 3, 2 mil milhões de USD.

À margem desta conferência, Teresa Ribeiro manterá encontros com as autoridades locais da Província de Sofala e visitará projetos de ONGD portuguesas que atuam, com o apoio da Cooperação Portuguesa, na região da Beira.
Tags: Moçambique