Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-30 às 12h13

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação na Reunião Ministerial UE-ACP

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participará na 43.ª Reunião Ministerial UE-ACP, que terá lugar de 30 de maio a 1 de junho de 2018, em Lomé, Togo.

Esta Reunião Ministerial assinalará o início das negociações formais entre a União Europeia e o Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), tendo em vista a definição de um novo quadro de relacionamento após o fim da vigência do Acordo de Cotonou, a 28 de fevereiro de 2020.

O Acordo de Cotonou (que sucedeu em 2000 às Convenções de Lomé) representa a parceria mais antiga e abrangente entre a UE e os países em desenvolvimento, enquadrando desde 1975 as relações da UE com 79 países em 3 continentes, incluindo 48 países da África Subsaariana.

Portugal tem defendido, ao mais alto nível, a continuidade desta parceria estratégica, através de um acordo que preserve o diálogo político e a cooperação com o grupo de países ACP, tendo em vista uma resposta eficaz aos desafios comuns colocados no plano socioeconómico, da paz e segurança, e das alterações climáticas.