Saltar para conteúdo

Comunicados

2018-12-21 às 16h50

Saldo global das Administrações Públicas superior a 1 100 milhões de euros até setembro

O saldo acumulado nos primeiros três trimestres de 2018 foi de cerca de 1.111,2 milhões de euros, correspondente a um excedente de 0,7% do PIB daquele período. Com este resultado, o Governo prevê cumprir uma vez mais as metas orçamentais definidas, beneficiando do bom momento da economia e do rigor na execução da despesa pública.

Este é o melhor desempenho de sempre das contas públicas portuguesas e coloca Portugal, pela primeira vez, a par do alargado grupo de países europeus com contas públicas equilibradas e com redução da dívida pública.

Este desempenho reflete uma estratégia orçamental equilibrada, que combina consolidação orçamental efetiva com reforço das políticas sociais e do investimento público (+18%, +398,1 milhões de euros até ao terceiro trimestre de 2018), com uma evolução moderada da despesa, que incorpora um esforço consistente de melhoria da eficiência dos serviços públicos (o consumo intermédio cresce 2,2% até ao terceiro trimestre de 2018).

O caminho que tem vindo a ser trilhado permite diminuir de forma sustentada a dívida pública e os encargos com juros (-6,6%, -366 milhões de euros nos três primeiros trimestres de 2018), tendências essenciais para assegurar a sustentabilidade futura das políticas públicas.

Contas públicas a caminho do equilíbrio; diminuição da dívida pública e da despesa com juros; crescimento económico, do emprego e do rendimento acima das médias europeias. Este é o retrato atual de Portugal. Estes resultados permitem oferecer confiança e estabilidade a todos os Portugueses e construir um futuro mais próspero e sustentável.
Áreas:
Finanças