Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-04 às 11h02

Roteiro do Ensino Profissional envolve 40 escolas de 18 distritos

Arranca esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o Roteiro do Ensino Profissional, uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), em 40 escolas de 18 distritos de Portugal continental que lecionam, no presente ano letivo, o 3.º ciclo do Ensino Básico. A primeira paragem do Roteiro, que decorre até 14 de março, é na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria, no Concelho de Vila Franca de Xira.

O que é o Ensino Profissional? Que cursos existem? Que possibilidades conferem após a sua conclusão? Estas são apenas algumas das questões que poderão ser esclarecidas, permitindo assim que todos tomem, dentro de alguns meses, uma decisão mais esclarecida e consciente. O objetivo é ajudar a conhecer melhor a oferta de cursos profissionais, destinados a todos aqueles que se encontram a terminar o 9.º ano de escolaridade.

Neste roteiro será ainda divulgado o concurso "Há mais Mundo no Ensino Profissional – profissões da primeira Circum-Navegação", dirigido também a todos os alunos do 3.º ciclo.

Esta iniciativa, da ANQEP e da Estrutura de Missão para as comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação, pretende desafiar os alunos finalistas do 9.º ano a fazerem – em vídeo - uma viagem global, à imagem da realizada por Fernão de Magalhães, mas desta vez pelo Ensino Profissional, promovendo assim o conhecimento, a diversidade e o sentimento de pertença destes alunos em relação a estas ofertas formativas no Ensino Secundário.

O Roteiro do Ensino Profissional insere-se assim num conjunto de iniciativas que têm vindo a ser prosseguidas, nos últimos anos, tal como a criação do portal da Oferta Formativa, disponível em https://www.ofertaformativa.gov.pt/#/home, com a finalidade de promoção do ensino profissional, considerando o cumprimento da meta de pelo menos 50% de jovens em idade de frequência do ensino secundário matriculados em cursos profissionalizantes até 2020.

Mais informações em https://bit.ly/2D1eucl
Áreas:
Educação