Revive: Assinado contrato de concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria - XXI Governo - República Portuguesa

Comunicados

2019-02-06 às 14h05

Revive: Assinado contrato de concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria

Foi hoje assinado o contrato de concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria. O concurso foi ganho pelo agrupamento composto por António Luís Sampaio de Almeida, Carlos Martins Oliveira e Paulo José Pereira De Sousa.

A concessão é feita por 50 anos. O investimento total para a recuperação do edificado está estimado em 4,5 milhões de euros e a renda anual é de 40,1 mil euros.

O concessionário compromete-se a construir uma unidade hoteleira de 4 estrelas com 50 quartos, piscina e restaurante. 

O Convento de Santo António dos Capuchos tem origem em 1657, com elementos arquitetónicos típicos dos conventos capuchinos. Em 1770 foi alvo de obras de ampliação, altura em que foram acrescentados os corpos laterais e os portais barrocos. No século XIX foi alvo de novas obras de ampliação, que lhe conferiram a disposição atual, com o edificado em volta do claustro e do pátio.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento ficou na posse do Estado, que o transformou em hospital militar em 1864. Foi restaurado em 1904 e encontra-se devoluto há vários anos.

Este é o sexto concurso Revive a ser adjudicado.

Até ao momento foram colocados em concurso 16 imóveis no âmbito do Revive, estando neste momento a decorrer nove concursos públicos: Casa de Marrocos, em Idanha-a-Nova, Mosteiro de Arouca, em Arouca, Convento de São Francisco, em Portalegre, Quartel do Carmo, na Horta, Açores, Convento do Carmo, em Moura, Convento de Lorvão, em Penacova, Quinta do Paço de Valverde, em Évora, Castelo de Vila Nova de Cerveira e Quartel da Graça, em Lisboa.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, "a recuperação do Convento de Santo António dos Capuchos no âmbito do Revive é uma ótima notícia para a cidade de Leiria. É um imóvel marcante que voltará a ser fator de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho para a economia leiriense".

De acordo com a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, «a integração deste monumento histórico no programa Revive põe fim ao longo processo de degradação do Convento dos Capuchos. A sua localização privilegiada na cidade de Leiria, torna-o um edifício incontornável, que será agora revitalizado e plenamente integrado no processo de desenvolvimento regional. 

A Defesa Nacional cumpre, assim, o objetivo de valorização do património por que é responsável, possibilitando a sua fruição alargada».