Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-05 às 22h11

Reunião com Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias e Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas

Decorreu hoje uma reunião entre o Governo e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas, a pedido destes.

O Governo tem vindo a acompanhar as negociações em curso e o presente conflito coletivo de trabalho que envolve questões relacionadas com a dignificação da profissão de motorista e que deve ser resolvido para bem das partes envolvidas e da população em geral.

Por esse motivo, o Governo propôs hoje aos sindicatos o desencadear de um mecanismo legal de mediação previsto no Código do Trabalho, no âmbito do qual as partes são chamadas a negociar e, caso não haja acordo, o próprio Governo, através da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, apresentará uma proposta de convenção coletiva de trabalho, nos termos da lei.

Esta greve é gravemente prejudicial para a população e para economia nacional. Os sindicatos sempre disseram que não queriam a greve, e a ANTRAM sempre afirmou que estava disposta a negociar sem pré-aviso de greve. 

A proposta que foi apresentada pelo Governo, caso os sindicatos a aceitem, permite que a greve seja desconvocada e que as partes retomem o diálogo e a negociação num novo enquadramento legal.

Tags: transportes