Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-01-06 às 14h02

Regadio: Governo aprova 37 projetos no distrito de Vila Real

Estão aprovados pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural mais 37 projetos de reabilitação de regadios tradicionais, todos no distrito de Vila Real, que vão beneficiar mais de 1.630 hectares, com um investimento público superior a 4,7 milhões de euros. Trata-se de regadios integrados nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, que vão beneficiar 1.700 agricultores.

Estes projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes.

Capoulas Santos congratula-se com a aprovação destes projetos, considerando-os «uma aposta do Governo num pilar fundamental para o desenvolvimento da região», lembrando que se trata de «um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar». Estes regadios fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, «tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água», sublinha o Ministro da Agricultura, para quem "a sustentabilidade da atividade agrícola é também uma prioridade".

Capoulas Santos acrescenta ainda a necessidade de adaptação da agricultura portuguesa às alterações climáticas e de contribuir para os objetivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, neste momento em discussão pública, considerando «urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas».