Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-08 às 18h17

Primeiro-Ministro e Ministro Adjunto e da Economia na apresentação na nova fase do i4.0

A sessão de apresentação da Fase II do Programa Indústria 4.0 (i4.0) será encerrada amanhã, em Guimarães, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que visitará também a Feira da Indústria do Futuro, acompanhado pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. 

No Campus de Azurém da Universidade do Minho, decorrerá ainda na terça-feira o Conselho Estratégico da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, com a presença do Ministro Pedro Siza Vieira, e uma homenagem a João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria e impulsionador da inovação e do empreendedorismo.

O programa inclui sessões de debate sobre Ciber Segurança, Inteligência Artificial, Financiamento, Comércio Eletrónico, Smart Factories e Work 4.0 com representantes de empresas do setor, consultoras e organismos públicos, assim como um debate com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves, e empresas do i4.0.

Após uma primeira fase de colocação da digitalização na agenda, da divulgação e da partilha, através dos ‘open day’ e de boas experiências, nesta segunda fase haverá uma ação para favorecer mais fortemente as iniciativas das empresas e a mobilização.

A segunda fase do Programa i4.0 está assente em três eixos:  Generalizar, Capacitar e Assimilar, que deram origem a 11 recomendações e a diversas medidas aceleradoras e nos próximos dois anos serão mobilizados investimentos públicos e privados de 600 milhões de euros para alargar amplamente a digitalização da Economia e permitir às empresas a transição, de forma inclusiva e com base em emprego qualificado.

Amanhã são lançados os avisos de programas de formação-ação, num total de 70 ME de euros, que envolvem associações empresariais e o IAPMEI -  Agência para a Competitividade e Inovação e um aviso do Sistema de Incentivos à Qualificação i4.0, que ultrapassa os 21 milhões de euros (Compete 2020).

Vai ser ainda reformulada a Linha de Crédito Capitalizar i4.0, nomeadamente através do alargamento dos prazos das operações e de realização do investimento, assim como aumenta o período de carência e a bonificação da comissão de garantia. No 3.º trimestre serão lançados novos apoios para a Inovação produtiva, depois da procura recorde registada no último aviso.

Na lista de medidas está uma ferramenta que permite às empresas fazer um autodiagnóstico sobre a sua maturidade digital (Shif 4.0), um Roteiro para o Conhecimento i4.0, que promova diálogo entre a academia e empresas, o reforço do Programa Open Days i4.0 para apresentação e promoção de boas práticas e uma rede de academias i4.0 nas empresas, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Ministério do Trabalho e Segurança Social, para que se desenvolvam planos de qualificação dos seus colaboradores (learning factories).

A Iniciativa Indústria 4.0 foi lançada em 2017 assente em seis eixos de atuação prioritária: capacitação dos recursos humanos, cooperação tecnológica, criação da startup I4.0, financiamento/apoio ao investimento, internacionalização e adaptação legal e normativa.

Foram executadas 95% das 64 medidas definidas no Programa i4.0, abrangendo mais de 24 mil empresas e 550 mil pessoas.

Na nova fase pretende-se envolver nas várias iniciativas 20 mil empresas, formar mais de 200 mil trabalhadores e financiar mais de 350 projetos transformadores.