Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-17 às 11h16

Primeira emissão obrigacionista no Turismo coloca 100 milhões de euros nas empresas

O Governo lançou esta segunda-feira, dia 17 de junho, as candidaturas para um empréstimo obrigacionista agrupado acessível a empresas do Turismo, em concreto Pequenas e Médias Empresas (PME) e "midcaps" (empresas até 3.000 trabalhadores) do setor do Turismo.
 
É a primeira vez que é lançado um empréstimo obrigacionista acessível a um conjunto alargado de PME em Portugal, que será colocado junto de investidores institucionais, nacionais e internacionais.
 
Este novo instrumento permitirá às empresas do Turismo o acesso a capitais por um período alargado, em condições atrativas, e contribuirá para a diversificação das suas fontes de financiamento.
 
As candidaturas a esta emissão agrupada de obrigações por um conjunto de empresas do Turismo estarão abertas a partir de hoje, 17 de junho, e até 15 de julho, perspetivando-se que a emissão atinja um montante total mínimo de 100 milhões de euros. O prazo desta emissão será de 7 anos, havendo um financiamento máximo de 15 milhões de euros por empresa.
 
Após a candidatura, será feita a seleção das empresas participantes, que terão de cumprir um conjunto de rácios económicos e financeiros. O empréstimo contará com uma garantia pública, através do Fundo de Contragarantia Mútuo, que vai cobrir o risco de cerca de 30% da operação. 
 
A operação será dinamizada pela Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua e pelo Turismo de Portugal, e será avaliada por uma agência de rating internacional.

Para o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, "este é mais um instrumento que colocamos ao dispor da economia, que se soma aos mais de 4 mil milhões de euros disponibilizados às empresas ao longo desta legislatura. É também o reflexo da melhor articulação entre as diferentes instituições financeiras do Ministério da Economia, que está na origem da criação do conselho de coordenação das instituições de financiamento à economia, na semana passada. O nosso principal objetivo é apoiar as empresas na diversificação das suas fontes de financiamento, e com esta primeira emissão no setor do turismo procuramos testar o mercado e avaliar a possibilidade de alargamento outros setores".