Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-15 às 19h54

Prémio Bartolomeu de Gusmão distingue 13 empresas e personalidades portuguesas

Treze empresas e personalidades portuguesas foram distinguidas, esta quinta-feira, com o Prémio Bartolomeu de Gusmão, uma iniciativa da Justiça que pretende celebrar a capacidade inovadora dos portugueses, nos domínios tecnológico e comercial, e sensibilizar para o papel da Propriedade Industrial na sociedade e na economia do país.

Na primeira edição, que decorreu em Lisboa e contou com a presença do Primeiro-Ministro e da Ministra da Justiça, foram homenageadas figuras e entidades em cinco categorias – inovação Tecnológica, Inovação nas Marcas e no Design, Internacionalização, Startups Inovadoras e Prémio de Excelência –, cuja aposta nos direitos de Propriedade Industrial teve um impacto significativo na vida quotidiana dos cidadãos.

Os homenageados foram seccionados por um júri com reconhecida competência no domínio da propriedade industrial, composto por António Campinos (Presidente do EPO), António Saraiva (Presidente da CIP), António Fontaínhas Fernandes (Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), Pedro Norton de Matos (Empreendedor) e Leonor Trindade (Presidente do INPI).

Após a primeira edição, será anunciada a abertura à sociedade de candidaturas para o Prémio de 2020. Serão definidas categorias e os candidatos terão de submeter os seus projetos. Em todas as edições existirá um vencedor do Prémio de mérito e excelência na Propriedade Industrial que surge apenas da escolha do júri.

Consulte a lista de premiados em anexo.

Áreas:
Justiça