Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-18 às 12h46

Portugal recebe em julho Cimeira dos Exploradores, que reúne comunidade científica mundial

No ano em que se iniciam as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação Magalhães Elcano, Portugal prepara-se para acolher, entre 3 e 5 de julho, a cimeira da mais antiga e exclusiva sociedade de exploradores no mundo: o Explorers Club de Nova Iorque, dedicado à exploração marítima, terrestre, aérea e espacial.

O anúncio de Portugal e de Lisboa como palco da exploração científica vai ser feito pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, este sábado, 16 de março, no jantar de gala anual do The Explorers Club, em Nova Iorque.

Comemorando a primeira viagem de circum-navegação planetária, a Cimeira Global Exploration Summit-GLEx, que acontecerá em Lisboa, contará com 400 participantes e será palco para a assinatura da Resolução de Lisboa.

Nesta cerimónia deste sábado, que terá lugar em Times Square, no Hotel Marriott Marquis, serão assinalados os 50 anos sobre a chegada do Homem à Lua, durante a missão Apollo 11, com uma homenagem a 10 astronautas vivos das várias missões Apollo da NASA. Portugal junta-se a esta homenagem com a oferta, a cada um dos astronautas presentes, de uma garrafa de vinho do Porto datada de 1969. Cada garrafa assinala a chegada do homem à Lua há 50 anos – somando todas as garrafas temos o número 500, que simbolicamente assinala o 500.º aniversário do início da viagem de circum-navegação.

Portugal vai assim associar-se a duas das maiores conquistas da história da Humanidade.
A cimeira, dedicada à exploração espacial, oceanos, conservação da natureza, arqueologia e tecnologia aplicada à exploração científica, será organizada com apoio do Turismo de Portugal e em colaboração com a Estrutura de Missão para a celebração dos 500 anos da circum-navegação. Depois de um primeiro dia dirigido exclusivamente a membros, prevê-se que estejam presentes nos painéis abertos ao público referências mundiais da exploração e da ciência.

O The Explorers Club foi fundado em 1904 e conta, entre os seus 3.500 membros, com nomes como Elon Musk (Tesla e Space X), James Cameron (realizador) ou Jeff Bezos (Amazon).
Tags: espaço, oceanos