Portugal e Quénia assinam acordo geral de cooperação - XXI Governo - República Portuguesa

Comunicados

2018-06-11 às 14h15

Portugal e Quénia assinam acordo geral de cooperação

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, inicia hoje uma visita de trabalho ao Quénia.

O programa da visita, que se estende até amanhã, inclui audiências com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Macharia Kamau, com o Ministro do Desporto e Património, Rashid E. Mohamed, e com o Secretário de Estado da Educação, Richard Belio Kipsang.

Reunirá, também, com o Reitor da Universidade de Nairobi, instituição na qual funciona desde maio de 2017 o primeiro Leitorado de Língua e Cultura Portuguesas no Quénia.

Durante esta visita, serão assinados instrumentos bilaterais para o reforço das relações entre Portugal e o Quénia, designadamente o Acordo Geral de Cooperação, que estabelece as bases para uma cooperação ampla nos domínios da cultura, ciência, economia, turismo, comércio, investimento, educação, ciência, tecnologias de informação, comunicação social, turismo, juventude e desporto; e um Memorando de Entendimento para a formação em Língua e Cultura Portuguesas dos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia.

A Secretária de Estado Teresa Ribeiro encontrar-se-á ainda com os dirigentes das Agências das Nações Unidas sediadas em Nairobi e com os representantes locais do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Europeu de Investimento, da Fundação Aga Khan e da Delegação da União Europeia.

Durante a estadia em Nairobi, a Secretária de Estado terá igualmente encontros, em diferentes ocasiões, com empresários portugueses com investimentos no Quénia e com a comunidade portuguesa ali residente.