Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-13 às 13h26

Portugal disponível para acolher migrantes resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi

Portugal manifestou disponibilidade para acolher até 10 migrantes resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi, da ONG alemã Sea Eye, que se encontra ao largo de Malta com 64 migrantes a bordo.

A informação foi já comunicada ao governo de Malta e resulta de uma cooperação entre Portugal, Alemanha, França e Luxemburgo, com a coordenação da Comissão Europeia.

Tal como tem acontecido em todas as situações de emergência que resultam de resgates no Mediterrâneo, Portugal assume desta forma o seu compromisso de solidariedade e de cooperação europeia em matéria de migrações, participando ativamente em todos os processos de acolhimento.

Foi o que aconteceu com os resgates dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III e outras pequenas embarcações, tendo já chegado ao nosso país 106 pessoas, durante 2018 e já este ano.

Não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório.
Tags: migração