Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-06-01 às 15h17

Portugal acolhe lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física da OMS

«Pessoas Mais Ativas para um Mundo Mais Saudável» foi o nome escolhido pela OMS para este Plano que dará orientações claras aos países para promoverem, numa lógica intersectorial e de saúde em todas as políticas, a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades.

Porque é que esta iniciativa é importante?

Sabe-se que o sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, as doenças oncológicas, a diabetes e a obesidade. Sabe-se igualmente que estas doenças são já a principal causa de morte em todo o Mundo, com cerca de 40 milhões de óbitos todos os anos.

Em Portugal, um em cada 10 portugueses tem diabetes, perto de quatro em cada dez sofre de hipertensão e mais de metade da população adulta apresenta excesso de peso, incluindo obesidade. E Portugal é dos países europeus onde a população vive menos tempo com saúde depois dos 65 anos.

Aumentar em 15% os níveis de atividade física em todo o Mundo até 2030 é o objetivo da OMS. Atualmente, um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam níveis suficientes de atividade física. E os números são ainda mais preocupantes quando se olha para as jovens, as mulheres, os idosos, e as pessoas mais desfavorecidas ou portadoras de alguma deficiência ou doença crónica.

De acordo com o último Eurobarómetro, apenas 5% das pessoas com 15 ou mais anos dizem fazer exercício ou desporto regularmente e a mesma percentagem afirma fazer habitualmente outras atividades físicas, como deslocar-se de bicicleta. Cerca de 14% das mortes anuais em Portugal estarão associadas à inatividade física.

Em todo o mundo, estima-se que a inatividade física tenha custos diretos em saúde associados na ordem dos 45,9 mil milhões de euros.

O que tem feito Portugal em matéria de promoção da atividade física?

Alinhado com os objetivos da OMS, o Governo português assumiu a promoção da atividade física como prioridade nacional e tomou já várias medidas nesta área, com destaque para a criação de um Programa Prioritário para a Promoção da Atividade Física, a implementação de um projeto-piloto de sensibilização para a atividade física nos Cuidados de Saúde Primários, e ainda o lançamento de um Plano de Ação Nacional para a Promoção da Atividade Física e de uma Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo, que envolvem diferentes ministérios.

Neste dia será ainda apresentada a nova campanha nacional de promoção da atividade física e será assinado um protocolo de promoção de hábitos de vida saudáveis, com cerca de quatro dezenas de municípios.
Tags: saúde
Áreas:
Saúde