Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-18 às 15h27

Número de colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2018 pelo contingente especial para emigrantes atingiu o valor mais elevado desde 2001

O Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2018 registou o número mais elevado de candidatos, de colocados e de taxa de ocupação das vagas disponíveis desde 2001 no que diz respeito ao "Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses e Familiares que com eles residam".

Dados do CNA 2018 mostram que todos os 324 candidatos foram colocados, pelo que o número de colocados através deste contingente praticamente duplicou desde o CNA 2015.

Pela primeira vez desde 2011 todos os candidatos emigrantes Portugueses que se candidataram ao ensino superior foram colocados através deste contingente.

As áreas das Engenharias, das TIC, da Saúde e do Direito são as mais procuradas. Entre as instituições que mais candidatos receberam encontram-se a Universidade do Porto (81), a de Lisboa (57) e a Nova de Lisboa (39).

A área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a área dos Negócios Estrangeiros têm trabalhado no sentido de facilitar e criar as condições essenciais para receber nas instituições de ensino superior nacionais os estudantes emigrantes.

Numa altura em que a Venezuela atravessa uma grave crise social e económica, ambas as áreas governativas apostaram igualmente na criação de condições que respondessem às necessidades e aspirações da comunidade luso-venezuelana que se tem fixado em Portugal.

Leia o comunicado na íntegra