Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-24 às 16h55

Novos mercados ajudam suinicultura nacional

Na semana em que o Governo anunciou a abertura do mercado da Índia à carne de suíno portuguesa, os preços pagos ao produtor atingem o segundo melhor preço da União Europeia, 165.00 €/100 Kg de carcaça. A Índia apresenta um potencial de consumo que ultrapassa os mil milhões de consumidores, razão pela qual é uma das economias mais importantes para a produção nacional com vocação exportadora, como é o caso da suinicultura.

"São boas notícias para a produção nacional", considera o Ministro da Agricultura, que lembra "os esforços que o Ministério e a produção, em conjunto, fizeram para ultrapassar a difícil crise em que a fileira estava afundada quando este Governo tomou posse".

Capoulas Santos tem vindo a implementar uma política de internacionalização em estreita articulação com a produção nacional, que tem alimentado a dinâmica exportadora do setor. O XXI Governo Constitucional já abriu 45 mercados, para 153 produtos (113 da área animal e 40 de origem vegetal) e está a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de mais 53 mercados, para viabilização da exportação de 210 produtos, sendo 158 da área animal e 52 da área vegetal.