Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-11-21 às 19h22

Ministro dos Negócios Estrangeiros em visita a São Paulo e Rio de Janeiro

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, visita, de 23 a 25 de novembro, as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro.

No dia 23, de manhã, o Ministro dos Negócios Estrangeiros estará na Câmara Portuguesa de São Paulo para um encontro com empresários portugueses. De seguida, visita a Cátedra Jaime Cortesão, na Universidade de São Paulo, onde profere, também, uma palestra para estudantes e professores sobre o tema "Conhecimento, informação e ação política: estão os intelectuais sendo substituídos pelas redes sociais?".

Segue-se um almoço com empresários brasileiros, no Grémio Luso-Brasileiro. À tarde, Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Secretário Estadual de Educação brasileiro, José Renato Nalini, visita a Diretoria de Ensino Centro -Oeste, que acolherá a futura Escola Portuguesa de São Paulo. Ao final do dia, o Ministro encontra-se com líderes da comunidade luso-brasileira, terminando a visita oficial com um jantar na Câmara Portuguesa de São Paulo.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros chega ao Rio de Janeiro na manhã do dia 24, para uma visita à Fundação Getúlio Vargas, onde profere uma palestra sobre "O Atlântico, rio unindo duas margens". Ao início da tarde, o governante desloca-se ao Real Gabinete Português de Leitura e intervém numa conferência sobre a "Relação Portugal-Brasil refletida na Língua Portuguesa". O dia termina no Consulado-Geral de Portugal, no Rio de Janeiro, com um encontro com personalidades locais do mundo político, económico e cultural.