Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-06 às 21h28

Ministro da Cultura manifesta pesar pela morte de Maria Helena Mendes Pinto

O Ministro da Cultura manifesta o seu pesar pela morte de Maria Helena Mendes Pinto.

Maria Helena Mendes Pinto tirou o Curso de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Em 1959, iniciou a sua formação de Conservadora no Museu Nacional de Arte Antiga, sob a orientação do então Diretor desse museu, Dr. João Couto.

Profunda conhecedora das artes decorativas portuguesas e da história da presença dos Portugueses no Oriente, assim como das Artes miscigenadas constituídas a partir dessa presença, organizou as secções de Mobiliário e de Artes da Expansão no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e comissariou nesse museu, no Mosteiro dos Jerónimos (por ocasião da XVII Exposição do Conselho da Europs) e no estrangeiro (Festival Europalia Portugal, Paris, Jakarta, entre outros locais) importantes exposições sobre essas temáticas.

Maria Helena Mendes Pinto contribuiu igualmente para a criação de museus no nosso país. Por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que em 2003 a homenageou, e com o apoio do Estado Português, promoveu ainda a criação de museus na Índia, nomeadamente em Goa e em Cochim.

Museóloga experiente, Maria Helena Mendes Pinto sempre soube associar ao trabalho de investigação uma notável capacidade de intervenção no campo da organização e preservação dos acervos, contribuindo para formar várias gerações de conservadores de museus.

À Família enviam-se sentidas condolências.
Tags: museus
Áreas:
Cultura