Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-07-12 às 15h57

Ministro da Cultura congratula Tiago Rodrigues pelo o Prémio Europa de Teatro

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, congratula Tiago Rodrigues, o encenador e diretor do Teatro Nacional Dona Maria II, distinguido com o Prémio Europa de Teatro – Novas Realidades Teatrais.

Ao longo dos anos Tiago Rodrigues (n.1977) foi desenvolvendo um trabalho de releitura de obras que temos por referências, sejam elas romances, como Bovary (2014), a partir do processo judicial a que foi sujeito Gustave Flaubert pela escrita do romance, ou Como ela morre (2017), a partir de Anna Karenina, de Tolstoi, ou clássicos teatrais, nomeadamente de Eurípedes, Ésquilo e Sófocles, a saber Ifigénia, Agamemnon e Electra (2015), ou António e Cleopatra (2014), de Shakespeare. Em todos eles habita um desejo de aproximação dramatúrgica à realidade, moldando-a de tal modo que torna possível, no tempo do espetáculo, acreditar numa mudança.

Isso mesmo surge indicado na justificação do júri, que sublinha a singularidade de uma escrita atenta à importância de resgatar o teatro da sua efemeridade, devolvendo à condição de motor de uma intervenção política no sentido mais nobre do termo. A sua escrita sublinha o desejo de convocar uma comunidade para um espaço reconhecível e, por isso, transversal porque capaz de acolher diferentes sensibilidades, memórias e vontades.

Ao mesmo tempo, espetáculos como Três dedos abaixo do joelho (2012), By Heart (2013) ou Sopro (2017), onde é mais evidente um compromisso com a memória e, em particular a memória teatral, dão conta de um desejo de pensar a palavra como motor de uma ação sobre o presente, evocando histórias e responsabilidades dos que nos precederam e, por isso, devemos homenagem. O teatro de Tiago Rodrigues é, desse modo, exemplo de uma pesquisa intensa sobre uma arte antiga face a uma contemporaneidade que nos sujeita a regras nem sempre claras no modo de viver em comum.

Ao longo dos anos, na sua companhia Mundo Perfeito ou nos projetos que foi desenvolvendo - fosse com alunos de diferentes escolas (PARTS, Manufacture, École des Maîtres, entre outros) ou na relação com a dança, através da Companhia Nacional de Bailado (A perna esquerda de Tchaikovsky, 2015), ou o cinema, na adaptação de um texto seu pelo realizador Tiago Guedes (Coro de Amantes, 2014) – Tiago Rodrigues procurou entender de que modo o cruzamento entre realidade e ficção pode ser aplicado à ténue fronteira existente entre a realidade daqueles que interpretam as ficções.

Esta é a segunda vez que o teatro português é distinguido pelo Prémio Europa de Teatro – Novas Realidades Teatrais. Em 2010 o Teatro Meridional foi distinguido pela sua "política de reportório que alia níveis artísticos elevados à abertura a novos textos literários".

O Prémio Europa Teatro – Novas Realidades Teatrais é atribuído desde 1990 e será entregue a Tiago Rodrigues em São Petersburgo em Novembro. Foi entregue, no passado, a encenadores, coreógrafos e dramaturgos tão distintos como Katie Mitchell,Thomas Ostermeier, Pippo Delbono, Rodrigo Garcia, Yael Ronen, Christoph Marthaler, Krzystof Warlikowski, Sasha Waltz e Anatoli Vassiliev.
Tags: teatro
Áreas:
Cultura