Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-10-24 às 14h30

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa na Reunião Ministerial da Agência Espacial Europeia

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa na Reunião Ministerial Intermédia (IMM18) da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), esta quinta-feira, dia 25 de outubro, no Centro Europeu de Astronomia Espacial da ESA, em Madrid.
 
Trata-se de uma reunião entre os ministros dos estados membros da ESA responsáveis pelas políticas do Espaço, cujo objetivo é definir um conjunto de orientações para serem entregues ao Diretor Geral da ESA tendo em vista a preparação do Space19+, o próximo Conselho a nível ministerial da ESA, agendado para novembro de 2019.
 
Para além de fornecerem orientações sobre as propostas de programas e atividades que vão estar em discussão no próximo ano no Space19+, os ministros vão também estabelecer as bases para as negociações entre a ESA e a União Europeia (UE) no âmbito do Horizonte Europa, o próximo programa quadro para o período entre 2021-2027. Pretende-se que ESA e UE cheguem a um Acordo de Parceria para o Quadro Financeiro que supere ou iguale o atual financiamento das atividades espaciais no espaço europeu.
Tags: espaço