Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-01-21 às 12h23

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em conferência sobre política europeia para o espaço

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa na "11th Conference on European Space Policy - Space for Europe, European Space in the World", esta terça-feira, dia 22 de janeiro, pelas 09h15, no Palais d'Egmont, em Bruxelas.

O MCTES intervém numa mesa redonda intitulada "European Space Strategy: New Programme for 2030" durante a qual abordará a integração e valorização da estratégia "Portugal Espaço 2030" no contexto europeu, de modo a estimular e reforçar os mecanismos necessários para estimular a transformação do sector espacial na Europa.

Na sua intervenção o Ministro Manuel Heitor referirá, em particular, o papel de Portugal na dinamização de atividades de tratamento e processamento de dados de Observação da Terra, assim como no estímulo ao desenvolvimento de novas empresas e negócios para as áreas relevantes do Espaço, incluindo microlançadores.

Neste contexto, o Ministro Manuel Heitor abordará o desenvolvimento do Programa Internacional do Atlântico de Lançamento de Satélites (Atlantic ISLP) cujo objetivo é conceber, instalar e operar novos serviços de lançamento de satélites a partir dos Açores.

O MCTES destacará ainda o trabalho que tem sido levado a cabo no âmbito do Centro Internacional de Investigação dos Açores ("Atlantic International Research Centre" - AIR Centre).

De uma forma geral, o Ministro Manuel Heitor abordará a capacidade das comunidades científicas e empresariais em Portugal e o posicionamento estratégico de Portugal no Atlântico como elementos estruturantes para o desenvolvimento o sector do Espaço na Europa, designadamente para impulsionar novas indústrias do Espaço e o progresso social e económico na Europa.

A 11th Conference on European Space Policy reúne ministros de diversos Estados Membros, representantes das instituições europeias e empresários da indústria do espaço em termos internacionais.
Tags: espaço