Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-03 às 12h05

Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural visita China

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inicia amanhã uma visita oficial à República Popular da China. Ao longo de dois dias, o titular da pasta da Agricultura manterá contactos com operadores económicos e com as autoridades chinesas, tendo como objetivo a abertura daquele mercado a mais produtos nacionais e o aprofundamento das relações bilaterais. Capoulas Santos retribui assim a visita das autoridades chinesas a Portugal, que permitiu a abertura do canal de exportação de carne de suíno nacional e de outros produtos.

Na agenda, para amanhã, estão diversos encontros com dirigentes de grandes empresas chinesas de importação, aos quais o próprio Ministro quer apresentar o setor e os seus pontos fortes, como sejam as garantias de qualidade e de elevados padrões de segurança alimentar. Ao fim do dia, Luís Capoulas Santos participa num Jantar Oficial oferecido pelo Presidente da República Popular da China.

Na segunda-feira, o Ministro participa na inauguração da Feira Internacional de Importação da China (CIIE), que conta com a presença de uma vasta representação portuguesa, que receberá a visita do Ministro da Agricultura, acompanhado do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. Segue-se um encontro com o seu homólogo, o Ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, Hang Changfu, e logo depois uma outra reunião, com o Ministro das Alfândegas.

A internacionalização é uma das vertentes prioritárias da política do Governo, que está, neste momento, a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de 53 mercados, para viabilização da exportação de 252 produtos, sendo 201 da área animal e 51 da área vegetal. Desde que entrou em funções, este Governo já abriu 50 mercados, para 190 produtos (149 da área animal e 41 de origem vegetal). Em 2017, a produção do setor agrícola cresceu 7% e as exportações aumentaram 12%, um ritmo que corresponde ao dobro do ritmo da restante economia.

A comitiva do Ministro da Agricultura integra uma delegação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.