Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-11-16 às 14h23

Ministra do Mar participa na cerimónia de assinatura de dois protocolos para a reativação do Radar Meteorológico de Santa Bárbara

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no dia 20 de novembro, vai participar na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, Açores, onde irá ser reativada a Estação de Radar Meteorológico.

A cerimónia, que contará igualmente com a presença do Presidente da Região Autónoma dos Açores, Vasco Alves Cordeiro, terá lugar no Palácio dos Capitães-Gerais na Ilha Terceira, contemplando a assinatura de dois protocolos. O primeiro protocolo é celebrado entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IP (IPMA) e o Comando da Força Aérea Americana, para transferência de propriedade das infraestruturas existentes no local e, o segundo, entre o IPMA e o Governo Regional dos Açores para a cedência do terreno onde está instalada a torre do radar.

Com estes protocolos pretende-se reforçar a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens, matérias que têm constituído uma das prioridades da área governativa do Mar.

Após a celebração destes protocolos o IPMA dará início ao processo de edificação da Estação de Radar Meteorológico, através de concurso público internacional com a Publicação no JOUE, para a aquisição do restante equipamento, assegurando deste modo a sua total funcionalidade. O financiamento será assegurado por saldos do IPMA e irá decorrer em 2018. Ainda em 2017 serão necessárias intervenções pontuais para salvaguarda dos equipamentos existentes.

Leia o comunicado completo em anexo.
Tags: mar, Açores
Áreas:
Mar