Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-25 às 11h04

Ministra da Cultura lamenta morte do arquiteto Manuel Graça Dias

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do Arquiteto Manuel Graça Dias.

Com a morte de Manuel Graça Dias desaparece um pensador da cidade para as pessoas e da arquitetura enquanto disciplina estética.

Com Egas José Vieira abriu o atelier Contemporânea, constituindo uma das mais influentes assinaturas da arquitetura contemporânea em edifícios públicos que revelam uma preocupação sobre a passagem do tempo enquanto elemento constitutivo de uma relação atenta aos usos diferenciados e às transformações estéticas, sociais e urbanísticas das cidades. Devemos-lhe a assinatura de obras como a sede da Associação dos Arquitetos Portugueses (1991), em Lisboa, o Teatro Municipal de Almada (2005), a Escola de Música, Artes e Ofícios de Chaves (2004-2008) e, mais recentemente, a requalificação do Teatro Lu.Ca(2018), em Lisboa.

Ao longo dos anos, Manuel Graça Dias foi acompanhando a evolução das cidades através de projetos que propunham reorganizações do espaço público, adaptando, concebendo ou estruturando os seus projetos como pontos de diálogo com a possibilidade de a vivência destes ser, ao mesmo tempo, estética e funcional. A originalidades dos interiores e a alegria da cor foram, simultaneamente, uma marca do seu trabalho, numa atenção à conjugação dos detalhes, que pode ser vista e vivida, por exemplo, no restaurante italiano Casanostra, em Lisboa, ou no azul do Teatro, em Almada.

Com o Pavilhão de Portugal, na Exposição Universal de Sevilha, em 1992, o arquiteto é reconhecido como marcando definitivamente o pós-modernismo português.

Arquiteto mas também professor, teórico, curador e empenhado defensor de uma política para a arquitetura, Manuel Graça Dias era atualmente professor na Faculdade de Arquitetura do Porto e na Universidade Autónoma de Lisboa. Foi também um comunicador por excelência, tendo escrito com regularidade em jornais como O Independente e o Expresso, mas também em revistas como a Arquitectura Portuguesa ou o Jornal dos Arquitectos, do qual foi diretor.

Manuel Graça Dias recebeu, com Egas José Vieira, o Prémio AICA/Ministério da Cultura de Arquitetura, de 1999, pelo conjunto da sua obra construída.

À família e Amigos, enviam-se sentidas condolências.
Tags: arquitetura
Áreas:
Cultura