Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-14 às 15h25

Ministra da Cultura felicita o encenador Tiago Rodrigues pelo Prémio Novas Realidades Teatrais Europeias

A Ministra da Cultura felicita o encenador e diretor do Teatro Nacional Dona Maria II, Tiago Rodrigues, pela atribuição do 15º Prémio Europa Realidades Teatrais, cujo programa começa hoje na cidade de São Petersburgo, na Rússia.

É a segunda vez que o teatro português é celebrado no plano internacional através do mais relevante prémio atribuído por um largo conjunto de programadores, críticos, encenadores e especialistas teatrais depois de, em 2010, o Teatro Meridional ter sido distinguido com o mesmo prémio, também em São Petersburgo.

Ao lado dos encenadores Julien Gosselin, Milo Rau e Jan Klata, do coreógrafo Sidi larbi Cherkaoui, bem como da companhia Cirkus Cirkor, Tiago Rodrigues junta-se a uma lista que inclui nomes fundamentais para a renovação do teatro europeu, como os encenadores Romeo Castelluci, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell, Christophe Marthaler, Rodrigo Garcia ou as coreógrafas Anne Teresa de Kekersmaeker e Sasha Waltz.

Na declaração do júri, apresentada em Janeiro, o júri justificava a atribuição do prémio ao encenador português pelo facto de habitar no seu teatro "um desejo de aproximação dramatúrgica à realidade, moldando-a de tal modo que torna possível, no tempo do espetáculo, acreditar numa mudança". Ao longo dos anos, e através de criações como Se uma janela se abrisse, Três dedos abaixo do joelho, Tristeza e alegria na vida das girafas, Bovary, António e Cleópatra, By Heart e, já à frente do TNDMII, Como ela morre e Sopro, Tiago Rodrigues contribuiu com um corpo dramatúrgico e imagético que trabalha a partir da possibilidade de reescrita da realidade para a tornar poeticamente concretizável. A dimensão humanista dos seus textos, atentos às falhas do homem, orienta uma relação entre palco e plateia crente na possibilidade de eliminar a efemeridade do próprio teatro.

Amanhã, 15 de novembro, a peça By Heart será apresentada em São Petersburgo no âmbito da atribuição do 15º Prémio Europa Realidades Teatrais. A cerimónia de atribuição do prémio acontece sábado, 17 de novembro, no Teatro Alexandrinsky.
Tags: teatro
Áreas:
Cultura